quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Shamisen - Três cordas de sabor


Como eu havia esquecido de falar sobre o shamisen no meu post anterior, vou falar dele um pouquinho para vocês terem uma idéia de como o “violãozinho” de três cordas funciona.

Parece o Sr. Miagui né?
 O Shamisen, na realidade, surgiu a partir de um instrumento chamado “Sanshin”,originário de Okinawa por volta do século XVI. Na sua tradução, Shamisen [三味線] significa “três cordas de sabor” onde são usado apenas 3 cordas(como o nome já diz) e o instrumento é geralmente confeccionado a partir de couro de cobra, gato ou cachorro. O instrumento também pode ser assemelhado ao banjo(típico do ocidente). Na verdade os dois instrumentos são muito parecidos, mais ainda podemos ver uma diferença significativa nos dois instrumentos citados acima.




Por exemplo:

O banjo possui quatro cordas e trastes e o shamisen só três e não possui trastes.

Shamisen
Banjo




Pra poder tocar o shamisen usa-se um tipo de espátula chamada bachi. Tradicionalmente feitas de marfim ou casco de tartaruga, mas hoje os mais comuns são fabricados a partir da madeira. Além do bachi ser usado para tocar as cordas ele também pode ser utilizado para tocar o (o corpo do shamisen).





Devido ao seu belo som, o shamisen é bastante utilizado no habuki (teatro tradicional japonês) e no bunraku (teatro tradicional de bonecos).



Outro fato interessante se diz durante a Segunda Guerra Mundial. Durante esse período o shamisen foi quase extinto, mas devido ao povo Okinawa o shamisen não foi esquecido. Um novo instrumento chamado kankara sanshin (sanshins feitos a partir de lata) começou a ser fabricado.

Espero que tenham gostado do instrumento. Logo mais trarei outros instrumentos típicos do Japão.

By: Diih-chan

0 comentários :

Postar um comentário