quinta-feira, 15 de setembro de 2011

10 Melhores Séries de Ficção Científica

A Boston.com lançou uma lista (2008) com as 50 Melhores Séries de Ficção Científica. Assim, mostrarei os 10 primeiros:


10º Sliders






Série estadunidense, exibida de 1995 à 2000, e conta a história de jovens que vão para universos paralelos através do Buraco de Minhoca ou ponte Einstein-Rosen (Temo Físico). Produzida por Robert K. Weiss e Tracy Tormé. Filmada em Vancouver, Canadá, nas duas primeiras temporadas. Depois mudadas para Los Angeles, Estados Unidos, para as últimas três temporadas. O elenco era formado por Jerry O'Connell (Temporadas 1-4), Cleavant Derricks (Temporadas 1-5), Sabrina Lloyd (Temporadas 1-3), John Rhys-Davies (Temporadas 1-3), Kari Wührer (Temporadas 3-5), Charlie O'Connell (Temporada 4), Robert Floyd (Temporada 5), Tembi Locke (Temporada 5).


9º Mystery Science Theater 3000







Abreviado como MST3K, é uma série de televisão popular de comédia criada por Joel Hogson, que mostra um homem e dois robôs presos em um satélite no espaço que são forçados a assistir filmes ruins. Hodgson originalmente interpretava o prisioneiro, Joel Robinson. Quando saiu em 1993, Michael J. Nelson (principal escritor), o substituiu como a nova vítima dos filmes B, e continuou no papel até o fim da série. A série durou de 1988 até 1999, tendo 198 episódios (incluindo um especial longa - metragem) e fez grande sucesso de público e crítica. Ganhou um Peabody Award em 1993.
A série nunca foi exibida no Brasil, mas o longa-metragem para cinemas, Mystery Science Theater 3000: The Movie, foi dublado e exibido ocasionalmente através da Rede Globo e da TNT, sob o título O Filme Mais Idiota do Mundo.




8º Doctor Who [Comentário do Blogueiro: ERRADO, ESSA DEVERIA SER O PRIMEIRO LUGAR]






Como vocês já percebera, sou um dos poucos brasileiros que conhecem e amam essa série, então, vamos a ela.

Doctor Who é uma série premiada de ficção científica britanica, produzida e transmitida pela BBC One(Inglaterra) e BBC America (EUA). Nela acompanhamos as aventuras de um misterioso viajante do tempo conhecido apenas como The Doctor que viaja na sua máquina do tempo, conhecida como TARDIS, cuja aparência exterior se assemelha a uma cabine da polícia londrina dos anos 60 (Aliás, cada TARDIS se modifica seu exterior para ficar parecido com o lugar e a época, mas nessa, deu um "pane" quando ela estava na Inglaterra no início dos Anos 60 e assim ficou até hoje [e não irá mudar] ). Juntamente com os seus companheiros, ele explora o espaço e o tempo, por vezes corrigindo os males e resolvendo problemas que encontra.
A série está referenciada no Guiness como "a mais longa série de ficção científica do mundo". É reconhecida pelas histórias imaginativas, pelos seus criativos e baratos (a Série não usufrui de muitos recursos financeiros, mas o que chama a atenção não é os efeitos, e sim o ROTEIRO) efeitos especiais (no período 1963-1989) e pelo uso pioneiro de música eletrônica.
A série foi exibida durante o período de 1963 até 1989, suspensa até 1996, e relançada com grande sucesso em 2005, desta vez produzida na Inglaterra pela BBC. Doctor Who tem também múltiplos spin-offs (Torchwood e The Sarah Jane Adventures) e presença noutros formatos que não o televisivo (livros, áudio, HQ's, etc).


O papel do "Doutor" é atualmente interpetado pelo actor Matt Smith, ele possui nessa temporada dois companheiros principais, Amy Pond (Karen Killan, sua LINDA) e Rory Willians (Arthur Darvill). Há, também, uma enigmática personagem que teve a primeira aparição na 4ª temporada mas ficou como uma personagem importantíssima a partir da 5ª, River Song (Alex Kingston). Vale a pena conferir, é uma série que continua sendo exibida e em novembro de 2013 completará 50 anos!



7º The Twilight Zone







Série estadunidense criada por Rod Serling e dirigida por Stuart Rosenberg, apresentando histórias de ficção científica, suspense, fantasia e terror. Mediante o sucesso popular da série, ao longo de sua história foram realizadas diversas temporadas e continuações. Exibida pela CBS de 1959 a 1964 possui 5 temporadas e 156 episódios, enquanto que na década de 1980 foi lançada, ainda pela pela CBS O The New Twilight Zone, com 3 temporadas. Essa primeira continuação foi precedida por um filme, Twilight Zone: The Movie que causou polêmica pela morte de um dos atores no set de filmagem. Já no século XXI, houve a produção, pela UPN, de The Twilight Zone (2002) com apenas uma temporada, apresentada por Forest Whitaker.
A grande maioria dos episódios abordava histórias com elementos sobrenaturais, ocorrências “Além da Imaginação” (Nome da Série em Português/BR) e inexplicáveis, tais como viagens no tempo, mundos paralelos, viagens espaciais, alienígenas, fantasmas, vampiros e outras situações misteriosas, ambientadas em um local denominado "Zona do Crepúsculo" ou "Twilight Zone", que originalmente dava título à série.

6º Stargate SG-1



Stargate SG-1 é uma telessérie estadunidense de ficção científica baseada no longa-metragem para o cinema Stargate (1994). A premissa de ambos é a existência de aparelhos chamados "Stargates" que, por intermédio de buracos-de-verme, permitem a viagem interestelar instantânea.
O enfoque do seriado é uma equipe denominada SG-1 que opera a partir de uma base ultra-secreta da Força Aérea dos EUA chamada Stargate Command (ou SGC), utilizando um "Stargate" encontrado na Terra para explorar outros mundos e defender o planeta contra ameaças alienígenas estabelecidas no filme original ou apresentadas ao longo da série. Assim sendo, e diferentemente de diversos outros seriados de ficção científica com uma temática de exploração interplanetária, Stargate SG-1 tem como tempo ficcional o presente, é baseada na Terra e envolve principalmente humanos.
A série é produzida pela MGM e filmada no Bridge Studios, em Vancouver, Canadá. O primeiro episódio foi transmitido em 27 de julho de 1997 pelo canal de televisão a cabo Showtime, que exibiu as cinco primeiras temporadas. Desde a sexta temporada, o seriado é transmitido pelo Sci Fi Channel (Agora chamada de SyFy). Recentemente, Stargate SG-1 tornou-se o seriado de ficção científica mais duradouro da televisão americana, ultrapassando The X-Files.

5º Babylon 5

Série estadunidense criada, produzida e escrita por J. Michael Straczynski. A hiestória gira em torno da estação espacial Babylon 5: um ponto focal para política, diplomacia e conflitos durante os anos de 2257 - 2262. Por conta do efetivo uso de arcos de história, a série foi frequentemente descrita como uma "novela para a televisão".
O piloto estreou nos Estados Unidos em 22 de fevereiro de 1993. Uma vez aprovado, a série iniciou as transmissões em 26 de janeiro de 1994 e teve cinco temporadas completas. Além disso, a série deu origem a seis filmes para TV e um spin-off, Crusade, que estreou em 1999 e teve apenas treze episódios.

4º The X-Files

Premiada série estadounidense de ficção científica exibida ao longo dos anos 1990 e criada por Chris Carter.
Estreou em setembro de 1993 e terminou em maio de 2002. Sucesso para a emissora FOX, e as personagens e slogans, por exemplo, "The Truth Is Out There" (A verdade está lá fora), Trust No One (Não confie em ninguém), I Want to Believe (Eu quero acreditar), tornaram-se marcos na cultura pop na década de 1990. A série também gerou um spin-off, The Lone Gunmen.
Na série, os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) são investigadores de arquivos-x: casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais. Mulder acredita na existência de extraterrestres e em paranormalidade, enquanto Scully, uma médica cética, é designada para fazer análises científicas das descobertas de Mulder. Ainda no começo da série ambos agentes tornam-se alvo de uma trama conspiratória (denominados "mitologia" pelos produtores), e passam a confiar apenas um no outro. Eles desenvolvem um relacionamento próximo, começando com um sentimento platônico e depois tornando-se um relacionamento romântico no término da série.

3º  Star Trek: The Next Generation

Série estadunidense de ficção científica criada por Gene Roddenberry como parte da franquia Star Trek. Roddenberry, Rick Berman e Michael Piller serviram como produtores executivos do programa em diferentes momentos de sua produção. Ela foi criada 21 anos depois da série original de Star Trek. Ela se passa no século 24, dos anos de 2364 até 2370 (quase 100 anos depois da série original). O programa apresenta uma nova tripulação e uma nova nave estelar Enterprise. O monólogo de introdução narrado por Patrick Stewart em cada episódio estabelece o propósito da nave (uma modificação da série original):

Ela estreou em 28 de setembro de 1987 com 27 milhões de espectadores. No piloto de duas horas chamado "Encounter at Farpoint". Com 178 episódios espalhados por 7 temporadas, durou mais que qualquer outra série de Star Trek, terminando com o episódio de duas horas chamado "All Good Things...", no dia 23 de maio de 1994.


2º Battlestar Galactica


Franquia estadunidense de filmes e séries de televisão de ficção científica, tendo sua primeira produção em 1978, aproveitando o sucesso que Star Wars fazia na época. Inicialmente exibida no canal americano ABC, rapidamente obteve êxito mundial. Uma nova versão do primeiro episódio do seriado original foi levada ao ar em 2003, obtendo novo êxito e justificando a produção de um seriado que teve sua primeira temporada em 2004 e cuja produção terminou em 2009.
Segundo a série, os humanos surgiram em um planeta distante chamado Kobol, em um passado longínquo. Com o tempo, esse planeta não pôde mais suportar a vida e os humanos, organizados em treze tribos - sendo que uma se perderia das demais (insinuando que esta seria nossa cultura atual) -, tiveram que procurar outro planeta em outro sistema solar. Milhares de anos depois de estarem instalados em novas colônias, com a evolução, a tecnologia avançou muito e a inteligência artificial usada pelos humanos ganhou status de forma de vida e consciência própria, se revoltando contra seus criadores por achar que estes não davam valor à sua existência. Os Cilônios (assim chamados em português), acreditavam em um Deus único (monoteísmo) e os Humanos em vários (politeísmo), causando conflito entre suas culturas. Os Cylons então executaram um plano de destruição em massa que reduziu a Humanidade (cerca de 12 bilhões de pessoas) a alguns poucos milhares de sobreviventes. Sem alternativas, esses sobreviventes decidiram, sob a liderança do Comandante Adama, procurar por uma lendária décima terceira tribo, que havia deixado Kobol antes das outras doze tribos e havia se dirigido "a um planeta brilhante conhecido como Terra".

1º Star Trek (Original)

Franquia estadunidense do gênero da ficção científica, sendo uma das mais bem-sucedidas da história da indústria do entretenimento mundial. Foi criada por Gene Roddenberry. O núcleo de Star Trek são suas seis séries de televisão: The Original SeriesThe Animated SeriesThe Next GenerationDeep Space NineVoyager e Enterprise. A franquia também possui onze filmes, dúzias de jogos eletrônicos, centenas de livros e pelo menos dois museus exibindo itens de suas várias encarnações. Começando com a série original e continuando pelas séries e filmes subsequentes, a franquia se tornou um fenômeno cult, gerando inúmeras referências na cultura popular.
Star Trek original seguia as aventuras interestelares do Capitão James T. Kirk e sua tripulação em uma nave de exploração no século XXIII da galática Federação Unida dos Planetas—a USS Enterprise. A série estreou em 1966 e teve três temporadas na NBC, depois da emissora ter rejeitado o piloto inicial, "The Cage", com um elenco quase que totalmente diferente, apesar desse piloto atualmente ser incluído junto com os outros episódios da série. Depois do lançamento de outras séries da franquia, a série original adquiriu o retrônimo de Star Trek: The Original Series. Essas aventuras foram continuadas pela curta Star Trek: The Animated Series e seis filmes. Quatro outras série televisivas foram eventualmente produzidas, baseadas no mesmo universo porém seguindo personagens diferentes: Star Trek: The Next Generation, seguindo a tripulação da Enterprise-D quase um século depois da original; Star Trek: Deep Space Nine e Star Trek: Voyager, se passando comteporaneamente a The Next Generation; e Star Trek: Enterprise, se passando antes da série original, nos primeiros dias da viajem interestelar humana. Quatro filmes adicionais foram produzidos, continuando as aventuras da tripulação da The Next Generation, e, mas recentemente, um filme de 2009 reiniciando a franquia com uma jovem tripulação da Enterprise original se passando em uma realidade alternativa.  Esse ano STAR TREK  completa 45 anos!


By: Rodolfo

45 comentários :

concordo que Doctor who devia estar em primeiro lugar!

Quase certo, a melhor série de SciFi de todos os tempos em 1° lugar, Battlestar Galactica merecidamente em 2°, Doctor Who deveria estar em 4°, pois quem merecia estar em 3° era V - Visitors (2009) e Star Trek: The next generation nem deveria estar nessa lista, não gostei muito dela.

Concordo comes os 3 primeiros da lista e acho que Doctor Who deveria estar em 4º.

a sequencia esta completamente correta!!! doctor who é tao ruim que nem devia estar na lista

doctor who é a melhor serie dessa lista!!!! muito boa a serie

adoro doctor who e uma das melhores series que ja assisti

adoroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo doctor who

cade star wars?devia devia estar em primeiro.

Battlestar Galactica, Stargate, Babylon 5 e Arquivo X são as minhas prediletas. =)

Meu, se não gosta de Doctor Who, se mata!
uhuashuhsauhss

1° stargate (sg1,atlantis ,universe)
2° star trek
3° dr who

Faltou FRINGE aí, como eu não olhei todas as séries não vou dizer que FRINGE merece o primeiro lugar...Mas ai de quem negue que FRINGE não é uma série INCRÍVEL.
J.J. Abrams é foda.

1º Startrek - pai de todos
2º X-files
3º stargate
4ª Battlestar Galactica
(...)

Doctor Who e battlestar deveriam estar empatados em primeiro...

Doctor Who é em primeiro lugar a melhor serie, pois ela é a base de toda série de Ficção Cientifica. Estas séries americanas vieram somente na tentativa (tipica americana) de lucrar com a audiência que Doctor Who fazia na Inglaterra e EUA. Então quem disser que Doctor Who é uma péssima série......se mata cara...ou vai ver novela!
PS:Note que esta lista foi feita por um site americano.

Doctor Who é em primeiro lugar a melhor serie,
pois ela é a base de toda série de Ficção Cientifica.
Estas séries americanas vieram somente na tentativa (tipica americana)
de lucrar com a audiência que Doctor Who fazia na Inglaterra e EUA.
Então quem disser que Doctor Who é uma péssima série...
...se mata cara...ou vai ver novela!
PS:Note que esta lista foi feita por um site americano.

@Jonh Jesse disse tudo! Sem falar que doctor who é reconhecida pelo guinnes book como a "mais longa série de ficção científica do mundo"

Doctor Who é a melhor série!!!!!E só quem acompanha dês de o início e sabe de toda a sua trajetória é quem pode falar!!!!Eu tenho todos os episódios à partir de 2005!!!http://www.omelhordatelona.biz/component/search/?searchword=Doctor+Who&ordering=&searchphrase=all
(Acessem o site!!!!Lá vcs conseguirão baixar Doctor Who)

eu acho que battlestar galactica é a melhor dessa lista -_-

amo diario de um vampiro - The nine live of chloe king pena que acho q essa sera foi cancelada então so tem a 1 temporada mais é daora - sobrenatural - amo doctor who - chuck - smallville - Merlim - e também amo essa serie Kyle XY so que também foi cancelada so vai ate a 3 temporada mais vale a pena assistir essas series sou muito fã de ficção então aproveite são bem legais todas bayyyyyyyy

Concordo com o posto todos estao em seus devidos lugares e em Primeiro Star trek Clasico vcs nao sabem a origem de seriados de ficçao --'

1o Star Trek Serie Classica
2o Tunel do Tempo
3o Homem de Seis Milhoes de Dolares
4o Galatica Versao original
5o Arquivo X
6o Sliders
7o Alem da Imaginação
8o V A Batalha Final
9o Stargate
10o Viagem ao Fundo do Mar

Battlestar Galactica, se não assistiram vão ver que é muuuuuuuuito melhor que Doctor Who.

Existia uma serie muito antiga nos anos 60 e 70, onde a abertura trazia uma coreografia com muitas maos e uma musica que dava uma sensacao de misterio e suspense no conjunto. Era muito interessante, nao recordo no titulo!

eu colocaria

1. Startrek
2. Dr. Who
3. Battlestar Galactica
4. X-files
5. Twilight Zone

A melhorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr de todas é Doctor Who!

concordo plenamente, DOCTOR WHO, primeiro lugar <3 .

Zona do Crespúculo merecia maior destaque, pelo pioneirismo e influência !!!

Apesar de ter gostado acho que Sliders não merecia estar na lista, há uma polêmica entre Star Trek e Doctor Who pois as duas são muito populares. Em questão de qualidade nenhuma se compara a Batlestar Galactica, só não entendo como está série não é tão popular, não é só uma das melhores séries de ficção científica, é uma das melhores séries entre todas já produzidas, eu no início era cético, mas hoje sou fã. Quem não conhece assista e verá, impossível ver um episódio e não querer assistir ao próximo.

Apesar de ter gostado acho que Sliders não merecia estar na lista, há uma polêmica entre Star Trek e Doctor Who pois as duas são muito populares. Em questão de qualidade nenhuma se compara a Batlestar Galactica, só não entendo como está série não é tão popular, não é só uma das melhores séries de ficção científica, é uma das melhores séries entre todas já produzidas, eu no início era cético, mas hoje sou fã. Quem não conhece assista e verá, impossível ver um episódio e não querer assistir ao próximo.

Doctor Who deveria estar em 1º Lugar. Simplesmente pq é o Melhor.

A serie que na abertura trazia uma coreografia com muitas maos e uma musica que dava uma sensacao de misterio e suspense no conjunto era "Seres do amanha" e era otima. Mas acho que na listagem faltou um lugar de honra para "star trek deep space nine", que depois de um comeco capenga ficou sensacional nas ultimas 4 temporadas. Simplesmente sensacional!

Actualmente, o formato da série já é muito bem sucedida. Todos os anos existem diferentes produções como estas. Neste 2015, um que tenha gostado de ver-me é O Hipnotizador , uma série brasileira revelando o poder da mente. Laayoune recomendar essa força.

Postar um comentário