quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Isso Nunca Vai Sair do Filme!!

ERRADO
Teve objetos usados por personagens nos filmes de Ficção Científica que acabaram se tornando realidade. E esse post falará um pouco deles:

CELULAR
Pequenos aparelhos que originalmente serviam apenas para se comunicar, hoje, se tornaram centrais de mídia permitindo o acesso praticamente qualquer tipo de serviço (e ainda pode ser usado para a comunicação).



Esse pequeno aparelhinho apareceu pela primeira vez na série de TV Star Trek (final da década de 60). Na época, isso não chegava nem perto de uma possibilidade de fabricação pela indústrias. O criador do primeiro aparelho declarou que o montou inspiradona tecnologia da série.
Além do celular, as portas automáticas também saíram da série.

 TOUCH SCREEN
Lançado em 2002, Minority Report -  A nova Lei percebeu telas de touch screen transparentes. Essa tecnologia já é dominada pelo humanos, temos celulares touch, iPhones, Tablets e muitos outros exemplos.
obs: Três anos antes do lançamento do filme Steven Spielberg (Diretor) reuniu 16 especialistas em tecnologia para discutirem como seria as inovações tecnológicas em 2054 (Ano em que se passa o filme). Muito do cenário e objetos eletrônicos sairam dessa discussão (eles erraram na data hehe)
Mas, a ideia de touch screen já havia aparecido na décade de 90. Sabe aonde? Aqui no BRASIL. Sim sim, na abertura da novela brasileira Explode Coração mostras delas de touch, Holografia e Home Theaters mais modernos.

REALIDADE VITUAL
mo início da década de 90 foi lançado o filme Passageiro do Futuro. No filme, um jardineiro tem seu poder mental ampliado ao máximo graças a realidade virtual, que cria um mundo onde tudo, para ele, é possível.
Hoje, a realidade virtual está presente no jogos e aplicativos para celulares. AINDA não somos capazes de ter clones ou substitutos, mas já é possível simular os estímulos cerebrais e experiencias sensoriais.

VÍDEO CONFERÊNCIA
Você está em uma sala conversando com outras pessoas através de um monitor e o áudio e vídeo sendo transmitido em tempo real. Na década de 80 isso acontecia apenas nos filme de  De Volta Para o Futuro que mostrava isso no ano de 2015.
Mais uma vez o diretor errou na data, em 2004 a tecnologia já começou a se popularizar. Hoje, isso já é mais do que uma realidade.
As câmeras estão hoje por todos os lados, qualquer coisa que aconteça em espaço público tem grande possibilidade de ser filmada, conceito presente na década de 60 no filme Alphaville e também na década de 80 em De Volta Para o Futuro.


JOGAR VIDEOGAME SEM UTILIZAR AS MÃOS
Hã? Isso existe? Se ainda hoje esse assunto apresenta espanto e admiração, na década de 80 nem se fala. Isso já é possível em alguns jogos de dança (havendo contato em uma plataforma.
Com a chegada do Project Natal, no final de 2010,  a tecnologia apresentada no filme De Volta Para o Futuro irá se tornar uma realidade entre os consumidores. Tudo aconteceu antes de 2015 e o ser humano mostrou estar um passo à frente da ficção.


By: Rodolfo
Fonte: TecMundo

0 comentários :

Postar um comentário